26.5.06

La Pagode

Uma das mais belas salas de cinema do mundo está certamente no cinema La Pagode em Paris. Situado no 7ème arrondissement, uma das zonas mais calmas da cidade, esta sala esteve há pouco tempo em risco de fechar devido aos planos do seu proprietário. No entanto, o Ministério da Cultura decidiu intervir, e elevou o cinema a monumento nacional para impedir qualquer modificação ao seu aspecto ou à sua estrutura.
Tive a oportunidade de poder aí ver um filme muito recentemente e poder admirar toda a sua beleza. Depois dos anúncios e publicidade, as luzes abrem mais uma vez antes de se dar início ao filme propriamente dito. Segundo uma cinéfila muito bem informada, é uma tradição francesa, mas eu suspeito que seja para o público presente poder admirar uma última vez a sala japonesa antes de se poder concentrar na obra que vai visualizar.
Assim, parisienses, estrangeiros, cinéfilos ou não, aconselho vivamente qualquer ser vivo a experimentar ver um filme na primeira sala da Pagode. É um cenário de uma riqueza excepcional para os olhos, que nos espanta antes de entrarmos no sonho da cinefilia, no nosso encontro com os nossos deuses e fantasmas, não necessariamente orientais, mas divinos na sua tradição.

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Looking for information and found it at this great site... » »

Anonyme a dit…

Enjoyed a lot! video editing schools