11.6.06

F'estival Caixa 2006




Para festejar o dia de Portugal e de Camões, a Caixa Geral de Depositos e a Embaixada de Portugal fizeram uma aposta ambiciosa e trouxeram a Paris Clã, Da Weasel e Xutos & Pontapés, reunidos numa unica noite no Zénith de Paris. A comunidade portuguesa mobilizou-se e apareceu no Parc de La Villette para ouvir os grupos portugueses mais aclamados do momento.
A Festa de Portugal começou com Clã num Zénith ainda meio cheio.
Um publico que parecia pouco conhecedor de Manuela Azevedo e companhia cantou e saltou ao som de H2 Homem e Dançar na Corda Bamba entre outros sucessos do grupo português, que soube cativar a audiência. Manuela Azevedo é sem duvida uma fabulosa "performer", impressionando pelos saltos e passos de dança, pela sua voz invulgar e pela sua presença. O grupo soube também tirar partido de um muito bom jogo de luzes e de uma criteriosa escolha de musicas, alternando "hits" e musicas novas.



Seguiram-se os Da Weasel e o seu hip-hop com rasgos de reaggae. Claramente preferidos pelo publico mais jovem, Pacman e amigos souberam aquecer o ambiente na "festa da 'tuga" e puseram o publico a cantar um "Portugal!!Portugal!!" hà jogo de Selecçao.
O palco ficou enfim entregue aos miticos Xutos & Pontapés, com Tim envergando a camisola da Selecçao de todos nos. Um concerto algo morno, dominado por baladas interrompidas unicamente por uma frenética "Pra ti Maria". Mas Xutos sao sempre Xutos.



No final de contas uma grande festa, reunindo os maiores grupos de lingua portuguesa e proporcionando um cheirinho de Portugal à comunidade emigrante, que compareceu vestida a rigor, com bandeiras e camisolas de Portugal. É sempre de notar o patriotismo destes portugueses do estrangeiro: muitos nao falam sequer português. Os jornais e folhetos que nos foram distribuidos causariam arrepios a qualquer professora de português. No entanto, quando é preciso gritar por Portugal, nao ha garganta que aguente!!

Viva Portugal e Viva Camões!!

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Enjoyed a lot! » »

Anonyme a dit…

Excellent, love it! film editing schools